Apucaranenses usam hashtag para denunciar casos de assédio

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 28/05/2020

Nesta quinta-feira (28), diversos relatos de assédio e importunação sexual surgiram nas redes sociais. Em comum, o fato deles terem ocorrido em Apucarana. Através da hashtag #ExposedApucarana, mulheres denunciaram vários casos ocorridos na cidade.

Boa parte dos comentários fazia alusão a professores de colégios locais. Muitas das mulheres narraram fatos ocorridos inclusive dentro dos estabelecimentos de ensino. O assunto chegou a ficar na lista dos mais comentados do Brasil na plataforma Twitter no início da tarde.

Veja alguns relatos:

Vamos de #exposedApucarana sobre um professor q nem preciso citar nomes...
No terceirão eu sentava na primeira fila, bem perto o de fica o tablado dos professores, meu celular e minhas coisas ficava no cantinho do tablado (como de todo mundo), e chegou uma msg e a tela acendeu +

— Giovanna com 2 N (@ginevess02) May 28, 2020

Lembrei de um cara que eu já fiquei e saiu espalhando pra todo mundo que tinha me comido, quando na verdade eu tinha negado de ir pro banheiro transar com ele.
Pior é que ele banca de Lgbt desconstruído e que protege as mulheres quando na verdade é um lixo.#ExposedApucarana

— Laninha gameplays (@Marida_DoTae) May 28, 2020

#exposedapucarana Na festa da cidade,eu estava procurando uma amiga e eu so ouvia caras falando:"Imagina uma morena dessas na minha cama" e de caras bem mais velhos,fiquei arrepiada

— +R (@R52924274) May 28, 2020

#exposedapucarana Teve um professor de geografia que fez comentários sobre a bunda da minha amiga minha pra mim, ela ia ser miss e estava andando de salto na sala pra treinar, ele estava parado do meu lado e me disse “nossa o salto da uma levantada na bunda das mulheres né” +

— Barbara (@babstriste) May 28, 2020

O perfil Exposed Apucarana tem revelado, anonimamente, alguns casos também:

#exposedapucarana pic.twitter.com/nG2WZrJ0xY

— exposedapucarana (@exposedapucara1) May 29, 2020

#exposedapucarana pic.twitter.com/BfKy2afpkA

— exposedapucarana (@exposedapucara1) May 28, 2020

#exposedapucarana a partir da primeira linha talvez alguns de vocês já sabem quem é pic.twitter.com/lDhOJeqdnO

— nana (@woosungrl) May 28, 2020

É importante salientar que tanto assédio sexual quanto importunação são crimes. O assédio sexual é definido como o ato de constranger alguém, usando de uma condição de superioridade hierárquica, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, com pena de prisão de 1 a 2 anos. Já a importunação sexual é caracterizada como a prática, na presença de alguém e sem sua anuência, de ato libidinoso com o objetivo de se satisfazer sexualmente. A pena é de reclusão de 1 a 5 anos.

O Disque 100 é o canal de denúncia da Mulher, Família e dos Direitos Humanos. Ele é um serviço de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Disque 180, também é um canal anônimo de denúncias.